30 de jul. de 2008

Também adoro

Pra quem gosta de livros cheios de imagens inspiradoras, coloridas, aqui está uma excelente sugestão: ADORO O BRASIL!

O livro relata uma viagem do decorador Sig Bergamin pelo Brasil e mostra a beleza da nossa rica produção artesanal.

Pra quem gosta de viajar, pode valer até como um guia mais alternativo, bem diferente do que a gente vê por aí! Fica a sugestão!

Cabeceira bacaninha

Se você sofre o mesmo mal que milhares de pessoas mundo afora, que se renderam às camas box e esqueceram o quanto uma boa e bela cabeceira faz falta (seja pela beleza de tê-la ali emoldurando a cama, seja pelo conforto de encostar o corpo em algo mais quentinho que uma parede ao ler aquele livro antes de dormir), aí está uma ótima (e barata) solução!

Tire do armário aquela colcha linda que você ganhou de casamento da sua tia, compre um varão de cortina e voilá! Nem mesmo precisa costurar!

*Foto by Martha Stewart*

29 de jul. de 2008

Estante livre de poeira

Eu conheço muita gente que não consegue ter armário aberto por conta da aflição que tem de poeira! Eu, alérgica do dedão do pé ao último fio de cabelo, confesso que a praticidade dos armários e estantes fechadas neste quesito é muito, muito tentadora!

Mas, gente, achei um charme essa estante com essas micro-cortininhas aí! Super facinho de fazer e evita a entrada de tanta poeira! Além do que tem uma vantagem para aqueles que, como eu, querem mudar tudo a toda hora: se enjoar é só trocar o tecido ou até mesmo tirá-lo novamente!

Adorei!

Privilégio

Porque uma parede linda assim, só quem é mãe tem o privilégio de fazer! Fiquei apaixonada!

*Foto by Made by Girl*

28 de jul. de 2008

Cunha pela Fer Ayer

Gente, quando eu digo que esse blog só trouxe coisa boa pra minha vida!!!! "Taí" mais uma prova: a fofa da Fer Ayer me presenteou com um e-mail super carinhoso dizendo que visitou Cunha-SP e tinha lembrado de mim por lá por conta das cerâmicas e dos pratos pendurados na parede! Fer, uma lembrança dessa não tem preço, viu?

Mas o melhor de tudo é que ela não parou por aí não, ela, super generosa, me mandou fotos das cerâmicas que são criadas por lá pra eu colocar aqui no blog se quisesse! Claaaaaro que quero!!!! Acontece que a Fer não vai poder escrever sobre isso ainda porque desde a semana passada está fazendo posts MA-RA-VI-LHO-SOS sobre aproveitamento integral dos alimentos! Gente, tem muita receita bacana com coisa que 99% das vezes jogamos fora como bolo de casca de banana, muffins de casca de papaya, doce de casca de abacaxi com coco e outros... Vale super a pena ver e anotar as receitinhas delícias que estão rolando por ! Essa ainda é a "semana do aproveitamento integral dos alimentos"!! Então fiquem ligadas que tá saindo muito coisa bacana e gostosa do forno da Fer, literal e metaforicamente! rssss

Confesso que já tinha ouvido falar de Cunha, mas muito superficialmente! Agora já sei que a cidade abriga milhares de ceramistas que utilizam a técnica noborigama, que consiste numa arte milenar japonesa que queima o barro em altíssimas temperaturas!!!! Eu adorei as peças! Confesso que fiquei com muita vontade de conhecer a cidade!

* Fotos by Fer Ayer*

Calu Fortes

Descobri semana passada o LAMA - Latin America in the Modern Age, uma loja virtual americana maravilhosa (que infelizmente não atende, ainda, pedidos de fora dos EUA), que só trabalha com artistas latino-americanos! Tem muita coisa linda e delicada por lá, vale a pena conferir!
Mas o que me encantou completamente foi o trabalho de Calu Fontes, uma artista brasileira que cria peças de porcelanas maravilhosas inspirada na diversidade cultural, musical e religiosa brasileira.

24 de jul. de 2008

DIY ou Faça você mesmo

DIY é uma abreviação de Do It Yourself, que em português significa Faça você mesmo (poderíamos até chamar de FVM! rssss). O DIY é um "movimento" que estimula a pessoa a fazer-criar-recuperar-consertar-etc as coisas sozinha. Como aqui no blog nós falamos, basicamente, de lar doce lar, vou me ater somente a esse aspecto do DIY!

Com a valorização do artesanal e do que é exclusivo nos últimos anos, o DIY tem ganhado força e vejo que até aqui no Brasil (onde quase sempre terceirizamos tudo que é serviço) as pessoas têm atentado mais para o aspecto de que elas podem fazer sozinhas coisas para própria casa!

Esse post, então, é pra dividir com vocês um achado muito legal, que não sei porque demorei tanto para postar sobre ele: O DIY - Decor It Yourself, que é uma série de vídeos que ensina a fazer várias coisinhas como trocar estofados de cadeiras, fazer almofadas, aventais, cortinas, cabeceiras de cama, produtos de limpeza orgânicos, jogo americano...

Os vídeos são super bem feitinhos e a moçoila que apresenta é uma graça (e tem um blog onde você pode achar alguns, não sei se todos, os episódios do DIY)!! Tem no youtube e também num outro site de vídeos (que eu esqueci completamente o nome, mas o primeiro vídeo que aparece aí é de lá, tá?)! Ah, e nos vídeos também tem dicas de blogs e sites! Enfim, uma delícia!!
Espero que vocês gostem! Quem sabe não tô "inspirando" alguém a fazer vídeos no estilo DIY (ou FVM! rsss)! Ah, se alguém fizer, eu gostaria muito de ver, viu?!!

DIY - almofadas de flores

DIY - Grafitando na renda

Links para outros episódios que eu gosto:

DIY - mundando o estofamento de cadeiras (meu predileto! rsss)

DIY - adesivos de parede

DIY - aventais

DIY - produtos de limpeza orgânicos

DIY - cortinas

DIY - jogo americano

23 de jul. de 2008

Porque eu gosto de bicicleta

Confesso que não entendo muito de moda. Sei o que gosto e o que não gosto! Tenho noção do que fica bom em mim e do que fica ridículo! Mas não sou aquela pessoa super antenada com a moda, que sabe qual a tendência da próxima estação e coisas assim! Acontece que com os milhares de blogs super legais que pipocaram na net tratando do assunto, tenho me interessado um pouquinho mais pelo tema! Dentre os tais blog bacanas está o mais que conhecido The Sartorialist! E eu adoro e vejo sempre!

Uma coisa interessante que percebi vendo o blog é que os visuais que eu mais gosto geralmente estão associados a uma atitude da pessoa na foto! E as minha imagens prediletas SEMPRE são as que tem gente andando de bicicleta! rsss Vá entender! Vou deixar umas aqui com vocês!!! Tá bom que o tema do post não é decoração, mas como blog nasceu pra ser "um arquivo de coisas que me deixam feliz", tá valendo! Até porque, eu amo bicicleta!

* Fotos by The Sartorialist *

Paraíso mexicano

Eu tenho um pequena obsessão pelo México, confesso! Há uns 3 anos, procurando um destino perfeito para nossa lua-de-mel, me deparei com este pequeno resort em Tulum, no México. Nós não fomos pra lá, mas esse hotelzinho charmosérrimo nunca mais saiu da minha cabeça!

O Azulic me parece saído de um filme do 007. rsss Tenho que confessar que possuo uma imaginação fértil o suficiente para me imaginar saindo tal qual uma bond girl daquele marzão lindo e depois me refastelando no ofurô externo fazendo o sacrifício de aprecisar aquela super vista! O mar de um azul caribenho, as cabanas rústicas na medida certa e a vista de tirar o fôlego são mais que suficientes para me fazerem sonhar de tempos em tempos com esse lugar!

21 de jul. de 2008

Pratos na parede

A clássica idéia de pendurar pratos na parede (que eu sempre gostei) pode ser repaginada se a gente investir em pratos com padronagans mais modernas e coloridas ou então se o arranjo for feito de forma menos tradicional.

Observem nessas fotinhos aí de baixo que os pratos foram pendurados de uma forma que, a primeira vista, parece um pouco desordenada, mas todos ficaram legais esteticamente.

A primeira me lembra uma onda, dá a sensação de movimento. A segunda é a minha preferida, as padronagens diferentes se mesclam com outros pratos coloridos numa paleta de cores muito bacana. A terceira é uma ótima opção para os mais clean, os pratos são todos brancos mas de tamanhos variados e o arranjo me lembra um leque, muito bem equilibrado. Já a última, eu confesso que fico um pouco confusa com eles, é o tipo de arranjo que não faria na minha casa, me cansaria, mas tem algo nele que me atrai muito, além dos azuis lindos que estão ali, eu ainda não sei o que é, talvez seja a própria confusão estética que ele tem! rsss

Fica de inspiração pra quem quiser uma forma nova de apresentar o "velho"!!!

*Fotos by Bird in the Hand, Andrea Mercado, Dear Dayse Cottage, Living Etc*

18 de jul. de 2008

Sonho de consumo de sexta (5)

Fernando Jaeger acerta sempre. Não tem jeito! Estou completamente apaixonada pela Copacabana, essa beleza aí de baixo!

As linhas são elegantes e super proporcionais, mas sem afetação nenhuma! As formas são orgânicas, singelas!
A madeira tem uma tonalidade e uma textura convidativas, aconchegantes!
Tá bom, sou fãnzoca do cara mesmo, mas diz, tem como não ser?

* fotos do próprio site do fernando jaeger. A estrelinha vermelha indica que a peça é lançamento. *

16 de jul. de 2008

Elas estão de volta...

... mas, pra mim, elas nunca foram embora!

Eu acho bem "engraçado" esse lance de modismo, seja com a casa seja com a roupa, seja com qualquer outra coisa! Não sei quem foi que começou a espalhar por aí que samambaia era brega! Aliás, aqui em casa nunca foi! Desde que me entendo por gente a casa da minha mãe e da minha avó é repleta de samambaias! E não acho, nem nunca achei, que a casa delas é brega! Muito pelo contrário!

Lembro que minha avó ficava uma fera porque eu e minhas primas arrancávamos todas as plantinhas das samambaias que ela tinha na varanda pra brincar de comidinha! rsss

Mas, voltando ao assunto, tenho lido em blogs de jardinagem e também nos de decoração, e vi hoje numa revista de decoração, que as "samambaias estão na moda outra vez"!!!! Como assim, minha gente? Eu nem tinha me dado conta que elas tinham saído de moda, pois todos na minha família têm samambaias em casa! Muitas e muitas! E a maioria dos amigos também! Será que as pessoas mais "antenadas", quando nos visitavam achavam que nossa casa era brega??? rssss Tô até achando graça!!! Pra mim, samambaia é sinônimo de casa da gente, sabe?

É mais que natural e saudável que haja tendências no mundo! Elas são reflexo das mudanças sociais, econômicas, ideológicas e tal, e, por isso mesmo, devemos, na medida do possível, estar atentos a elas. Mas tendência não pode se confundir com modismo! Tendência é um caminho natural a ser seguido naquele momento, mas não é um determinismo!

Enfim, foi só um desabafo! Apesar de não saber porque as samambaias sairam de moda, fiquei feliz que elas tenham voltado, mesmo sem nunca ter percebido que elas tinham ido embora! rsss

14 de jul. de 2008

Notinha

tô sem internet...volto assim que puder!

9 de jul. de 2008

A casa da Roberta

Eu já disse aqui sobre a minha satisfação em saber o blog tem atraído tanta gente bacana!

Por isso mesmo vocês nem podem imaginar minha alegria quando a Roberta, uma leitora do Coisas, deixou um comentário fofo demais que me fez ganhar o dia! Não só porque ela tem uma filhota com meu nome, como também porque ela disse que sentia que pertencia ao mundo do Coisas!!!! Aí eu te pergunto, pode haver coisa melhor que isso???

Sim, pode! Ela perguntar se poderia me mandar fotos da casa dela! Roberta, pode ter certeza que me senti muito honrada de você escolher o Coisas pra mostrar sua casinha (deliciosa e linda, by the way)! Afinal, acho que das coisas materiais que há no mundo, não há nada tão íntimo e pessoal quanto a nossa casa! O nosso lar doce lar é aonde a gente vive os momentos mais íntimos, as escolhas, as pequenas coisas do dia a dia, onde partilha coisas boas e ruins com os amados! Enfim, por essas e outras a gente não quer qualquer um na nossa casa (ainda que seja virtualmente), e daí que a gente só abre a casa da gente pra quem a gente confia, não é? Por isso, Roberta, é com muito carinho e me sentindo muito honrada, que mostro um pouquinho sua belíssima casa aqui!

Eu tenho certeza que vocês vão gostar, porque ela tem muito bom gosto e é muito caprichosa e criativa!

A cozinha com lindíssimo moisaico de azulejos azuis e armários inspirados em uma cozinha francesa
A cama com espaldar alto e a luminária de ratan, que, na verdade, é uma lixeirinha de ratan pendurada de cabeça pra baixo e "recheada" de cartolina para não fazar a luz pelos furinhos!

O banheiro (com cubas duplas e belíssimos espelhos) de dois ambientes, um para pias e outro para chuveiro e vaso sanitário.

Pia clássica com lindos pés de madeira feitos sob encomenda!

Armarinho cujas gavetinhas foram retiradas para dar lugar a duas mini "prateleiras" com função de guardar as toalhinhas de mão. Um charme, também, a saboneteira antiguinha de cinema presa na parede!

Linda e confortável cama na varanda!

Por fim, objetos queridos que a Roberta fotografou pra gente:

Abajour bem humorado de Visconde de Mauá, da série (como ela mesma denominou e classificou...) "é cafona, mas eu gosto"! rsss

Aquário de flor, também classificado por ela como sendo da série "é cafona, mas eu gosto"!

Microondas querido e charmoso!

Quadrinho com talheres e cardápio!

Galinho de Mauá enfeitando o telhado! (Nem perguntei pra Roberta se ele funciona... rsss)

7 de jul. de 2008

Daisy Cottage: colorido e acolhedor

Eu estava passeando pelo flickr a procura de idéias pra uma mudança que estamos prestes a fazer aqui em casa e me deparei com a galeria maravilhosa da Kim, da Dear Daisy Cottage. Ela tem um blog muito fofo e repleto de coisas inspiradoras. Mas o que mais me encantou foi a casa dela.

Ela consegue fazer com maestria o que eu disse aqui, ou seja, colocar cor na casa através dos móveis! Mas o mais encantador, porém, é que ela não restringe o uso da cor aos objetos! Ela usa as cores com ousadia e de forma muito harmoniosa! Os detalhes da casa são incríveis a as fotos do blog são lindas!!