25 de ago de 2008

notinha

Diante da falta de tempo pra "futucar" sobre coisas do lar na net, o Coisas vai ficar umas semaninhas sem abordar o assunto! Quem sabe durante a viagem eu consigo postar alguma coisa legal que tenha visto por lá!
beijos em todos!

*up date*

Eu não viajo hoje não, viu? Ainda tenho uns diazinhos pra tricotar por aqui! rsssss

22 de ago de 2008

Necessaire indispensável!

*Foto by Cath Kidston*

Na minha opinião, por mais louca que eu possa parecer, esquecer algo da minha necessaire é mais grave do que esquecer algum ítem da mala! Afinal, os itens de uma mala (roupas e sapatos, em geral) são facilmente encontrados em qualquer lugar do mundo, garanto até que você vai ficar feliz de comprar roupa nova!! Mas vamos combinar que achar um shampoo ou condicionador que se dê bem com seu cabelo em um lugar desconhecido, numa língua que não é a sua, com uma água que não é a sua (sim, meu povo, a água que cai do nosso chuveiro é bem diferente da que cai por outros chuveiros mundo afora!) é o fim da picada! Isso pra não falar do hidratante, do demaquilante e, meu Deus, dos remédios!

Vão aqui minhas 3 regrinhas básicas de necessaire de viagem:

1) Por mais que sua necessaire tenha um forro impermeável, é uma boa colocar shampoo, candicionador, hidratante e edmaquilante dentro de saquinhos plásticos individuais (pode ser ziploc) ou mesmo embrulha-los em papel-filme (sim, o de cozinha mesmo)! Isso vai evitar que seus produtos vazem (e acabem) e, caso haja um vazamento, você não vai chegar ao seu destino com a necessaire melada!!!

2) Além do basicão, leve daqui seus remédios mais queridos (sim, remédios são queridos! Só quem é dominado por uma alergia e rinite absurdas sabe como um remédio conhecido e na hora certa são capazes de mudar o rumo da sua história!)! Não precisa levar caixas e caixas, afinal, não espero que vocês tenham que usar nada, mas leve um pouco de cada um, dependendo das suas ziquiziras mais constantes!

3) Ainda que dorflex (ou qualquer remédio para dor muscular) e eparema (ou qualquer remédio para má digestão) não façam parte da sua lista de remédios mais queridos, leve! Nas viagens que fazemos ficamos obcecados bater pé e consideramos que qualquer viagem boa que se preze tem como pressuposto experiências gastronômicas (sejam elas de alta ou baixa gastronomia!)!!! Por isso, muitas e muitas vezes, no fim do dia precisamos recorrer a esses dois queridos! rssss

4) Protetor solar sempre, por favor!

Fazendo as malas

*Foto by Cath Kidston*

Queridas, então é isso, dentro de alguns dias (na véspera eu aviso), estaremos de férias e embarcaremos para bons dias na Argentina! Rodaremos por Buenos Aires, Mendoza, Bariloche e San Martin de los Andes! Bue e Bari nós já conhecemos, mas dessa vez vou finalmente conseguir conhecer Mendoza e sua bodegas e também a charmosa San Martin pela Ruta del 7 lagos!

Porém, toda viagem que eu faço, quando é de avião, me deixa um tanto apreenssiva por duas razões:
1º) não gosto de avião!
2º) tenho trauma de perder bagagem!

Gente, só que já perdeu bagagem sabe a dor de cabeça que é isso! Pra piorar a situação, acontece que se você, assim como eu, não tem uma mala bem diferente (como essa lindeza que ilustra o post) e usa aquela mala-de-rodinha-igual-a-de-todo-mundo, além da chance de a Cia. Aérea perder sua bagagem, ainda há a chance de outra pessoa "super atenta" levar sua mala embora (e muitas vezes sem má-fé mesmo!)!!

Quando fiz intercâmbio, eu e minha prima achamos uma solução brega-porém-eficaz de tornar nossas malas diferentes! Assim que elas chegavam na esteira a gente já sabia que elas estavam lá! rsssss
A gente comprou umas faixas tipo colar havaiano e fez um mega laço no puxador da mala! ehehehehehe!!!
Deu super certo e aquilo virou uma "moda" na família! Todo mundo tinha uma mala brega-porém-inconfundível! rsss

Maaaas, como tudo que dá certo no estilo "gambiarra" merece ser aperfeiçoado, pra essa viagem comprei umas faixas de elástico bem largas e mandei costurar! Ainda não peguei, espero que tenha dado certo, pois ao invés de eu falar o que queria, foi explicar pra moça PORQUE eu queria! Aí acho que ela não entendeu muito bem! rsssss

Ah, outra coisa, vai por mim! Se você for viajar com marido (ou qualquer outra pessoa com quem tenha intimidade para dividir a mala), não coloque tudo seu numa mala e tudo dele em outra! Misture um pouco de cada coisa em uma mala! Assim, se uma mala se perder, a outra terá itens necessários dos dois pra segurar a onda até que a "desaparecida" seja devolvida (se for devolvida!)!

19 de ago de 2008

Contagem regressiva

*Foto by Bodega Andeluna*

15 de ago de 2008

Surpresa boa

Hoje minha mãe, meu padrasto e meus avós virão jantar aqui em casa!

Como tem tempo que eles não vem aqui (já que a casa deles é beeeem maior e todo mundo concorda que é mais confortável se reunir por lá), resolvi fazer um jantarzinho mais bacana!

Nessas ocasiões, pra evitar o corre-corre a noite, eu prefiro sempre deixar a mesa posta pela manhã (ou pela noite anterior, dependendo de como vai ser o dia!).

Acontece que quando fui pegar minhas louças lindinhas no alto do armário, vi lá no fundão uma caixa fechada com fita crepe e com a letra da minha mãe escrito "Talheres"!!!

"Talheres? Como assim???????? Eu sou muito organizada, sei onde fica tudo na minha casa! Sei tudo que tem na minha casa! Meu Deus, que caixa é essa??? Como nunca vi essa caixa??"

Tirei do armário todas as louças que estavam na frente e, finalmente, desci a caixa do alto do armário e quando abri, confesso que meu coração teve uns trimiliques de tão deliciosa que era a surpresa que vinha dentro!

Um jogo completo de 130 peças de lindíssimos talheres St. James!!!!

Gente, como nunca vi isso antes??? Fiquei um pouco atordoada, mas lembrei que quando fui pra lua de mel, minha mãe e minha avó vieram aqui pra casa arrumar tudo pra mim e quando eu voltei a casa tava praticamente toda organizada (geladeira cheia e tudo! Uhuuu!)! Eu ganhei muuuuuito presente (metade ainda está na minha mãe por falta de espaço aqui em casa!) e alguns só chegaram depois do casamento! Minha mãe colocou essa caixa lá em cima, mas só disse assim: "Filha, ali está aquele jogo de louça branca que a fulana de deu"! Como o jogo é muito grande e eu nunca usei ele inteiro, nunca tirei tudo do armário pra conferir! E como eu sou baixinha, não enxergo o que está no fundo, confiei que só tinha as louças ali!

Hoje, ao invés de pegar o banco de sempre, peguei a cadeira do escritório que é mais alta e me proporcionou outra visão! A maravilhosa visão de um lindíssimo e enorme jogo de talheres novinho em folha que estava escondido no meu armário há quase 3 anos!!!

Quer saber, adorei!!!!! rssss Tá, fiquei um pouco irritada de nunca ter visto isso lá, afinal, sei tudo (ou achava que sabia, né?) que tem aqui dentro de casa, mas adorei!!!

Hoje vou ter um jantar lindo com um presente que eu nunca tinha visto!!!!

14 de ago de 2008

Diquinha

Gente, não sei porque demorei tanto tempo pra postar sobre esse site aqui! O Radar 55 é um site muito legal que traz diariamente dicas e novidades do mundo afora e também dicas específicas sobre as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília! Tem dica de decor, moda, cultural e por aí vai! Basta você acessar o site e se cadastrar, todo dia eles mandam o e-mail pra vocês com a novidades! Ah, você pode escolher o que receber!! Eu só assino o do Rio e o do Mundo! rssss

13 de ago de 2008

Eu tardo, mas não falho!

Obrigada, Laurinha, pelo prêmio!

12 de ago de 2008

Mesinhas de Cabeceiras

Outro dia, num dos comentários, a querida Paula sugeriu um post sobre mesinhas de cabeceira/criados-mudo/ bidês !!!

Deixo aqui umas fotos para que sirvam de inspiração, até porque, na minha opinião, se tem uma coisa que não tem muita regra é mesinha de cabeceira! Desde que respeite a altura do colchão (não seja nem muito mais alta, nem muito mais baixa, pra não interferir na utilidade da mesinha) e a necessidade do "dono" (por exemplo: pequena se deixa pouca coisa do lado da cama; enorme, como a minha, se deixa ali milhares de livros, revistas, celular, porta-retrato, moringa e outras coisas mais; com gavetas se precisa de espaço; penteadeira se tem espaço e adora dondoquices; e por aí vai...) não tem grandes segredos! O que vale realmente é o "gosto do freguês"! rsss

Ou seja, o que vale é o bom senso e o gosto da pessoa! Pode ser pequena, grande, combinando com a cama, descombinando com a cama, igual dos dois lados, uma diferente da outra, um banquinho, uma cadeira, presa na parede, embutida, uma escrivaninha, um baú...

*Fotos de Living Etc., Tok Stok, Absolutely Beautiful Things*

11 de ago de 2008

Pé de livro

Eu adoraria ter um pé de livro na infância (pra falar a verdade, gostaria ainda hoje! rsss)!!! Parece até coisa de Monteiro Lobato! rsss! Na FLIP do ano passado eles fizeram um "pé de livro", que eu nem sei se eles chamaram assim, mas eu chamei! E amei! Nunca mais tirei essa idéia da minha cabeça!

Quarto P&B

Confesso que quartos preto e branco não são meus ambientes favoritos! Quem "acompanha" o Coisas há um pouquinho mais de tempo sabe que eu gosto de colorido! ehehehe
Entretanto, diante de um pedido de uma leitora do Coisas, a Ice (vou chamar assim, tá? rsss), resolvi fazer um postzinho sobre quartos P&B (ou B&W)! Espero que a ajude, ainda que um pouquinho só!

O preto e o branco juntos são um clássico! E por isso não é tão difícil mesclá-los, fazendo a combinação dar certa! O único cuidado que se deve ter, ao meu ver, para decorar com preto e branco e saber dosar, equilibar o uso das cores para não deixar o quarto mais pesado ou mais clean do que o desejado!
Vou deixar em tópicos algumas dicas pro decor e algumas fotos pra servirem de inspiração!

Para quem deseja um quarto P&B mais clean:
* Manter a parede branca e investir em detalhes em preto
*Investir em jogo de cama preto ou, o que eu até gosto mais, com estampas em preto e branco. Daí é importante notar que a estampa vai interferir diretamente no astral do quarto, se ele vai ser mais moderno, mais classico e tal! Se você colocar uma estampa de bolinhas, o efeito vai ser completamente diferente que uma estampa listrada, que também vai ser completamente diferente de uma estampa com arabescos e por aí vai!
* Investir em acessórios p&b, tais como fotografias e molduras, abajours, pufes, almofadas...
* Tapetes são sempre um assunto polêmico em decoração: há quem ame e há que odeie! rsss Entretanto, não se pode negar que eles podem mudar completamente a "cara" de um ambiente, não é mesmo? E aí vale a mesma regra do lençol, a padronagem dele vai interferir diretamente na "personalidade" do quarto!

Para quem deseja um quarto P&B não tão clean:
* Valem as mesmas "regras" acima, mas somadas aos recursos abaixo! Só não esqueçam do tal equilíbrio! O quarto é pra ser aconchegante, e não opressor!
* Vale investir num papel de parede com padronagem em p&b ou, porque não, pintar a parede de preto ou de cinza bem escuro! Acho que eu jamais pintaria uma parede de preto, mas pra quem consegue conviver com uma paredona preta sem neuras, acho uma solução bem interessante! Se falta coragem de pintar tudo, vale fazer faixas, seja horizontal na altura da cabeceira, seja na vertical, uma de cada lado da cama (na altura da mesinha de cabeceira) ou uma só na largura da cama até o teto! Não esqueçam de que esse recurso "diminui" o ambiente! rsss
* Utilizar móveis pretos ou de madeira tabaco mais escura!

Acho bacana lembrar, também, que o fato de se querer um quarto preto e branco, em nada impede que se integre ao ambiente outra cor para "quebrar" um pouco o p&b! Vermelho "fechado", verde musgo e outras cores mais sóbrias, geralmente, casam muito bem com esses ambientes!

*Fotos by Taverne Agency; Living Etc; New York Social Diary*

10 de ago de 2008

Sobre o Coisas

O meu fim de semana está sendo muito agitado, com muitas festas de gente querida, por isso, não pude responder individualmente a cada um de vocês que comentou.

Esse post aqui é pra comemorar uma alegria que venho tendo de receber e-mails de muitos de vocês pedindo dicas e ajudas de decoração!

Então, é assim, como vocês sabem (já disse isso algumas vezes aqui no blog), não sou decoradora e, por isso, não tenho todo tempo que queria para poder fazer pesquisas, me inspirar e coisa e tal, como gostaria! O blog tem estado atualizado, mas porque eu deixo (95% das vezes) os post prontos no fim de semana e daí é só publicar durante a semana!

Adoro quando vocês comentam! Adoro quando vocês dão pitacos e novas sugestões! Adoro quando você fazem sugestão de temas de posts ou fazem pedidos específicos! Adoro mesmo! E, por essa razão, prometo responder todos eles e tentar fazer posts bacanas com os temas sugeridos! Só peço a vocês que tenham paciência comigo (eheheh!!), pois meu tempo é pouco!!! Essa semana já começo a responder alguns!

Ah, outra coisa, quando vocês entrarem em contato, deixem o e-mail de vocês pra eu poder responder!

7 de ago de 2008

Branco + Junco

Eu, particularmente, não gosto da sensação que o branco-total me dá! Fico um pouco inquieta, como se estivesse num local que ainda não está pronto pra me receber! rsss Mas é impressionante como o predomínio do branco quando harmonizado com determinados materiais faz diferença no aconchego do ambiente!

Esses ambiente que ilustram o post são de uma pequenina pousada (tem apenas 3 quartos e uma pequena piscina! Já disse que adoro hospedagens pequenas, né??) na maravilhosa cidade de Paraty, chamada Vivenda Paraty! A pousadinha é decorada com muito bom gosto e singeleza, e tudo tem um ar muito elegante sem ser afetado! Os quartos todos brancos com poltronas e cadeiras de junco são completamente acolhedores! O junco é um fibra que existe na selva amazônica e, por isso, é brasileiríssima, o que dá um charme todo especial no decor!

É fato que "preciso" ir a Paraty esse ano com o marido. Já tenho tentado fazer isso há uns 3 anos e nunca conseguimos nos programar direitinho! Quem sabe não fico por lá!?

*Fotos by Vivenda Paraty*

6 de ago de 2008

Up date no post do aquário de rolhas

Queridas, tem foto nova de mais um aquário de rolhas aqui! Passa lá pra ver que esse tá na cozinha da fofa e estilosa da Amanda!

Se não quiser, nem precisa clicar no link, é só descer uns postzinhos na página principal mesmo! rsss

Ainda as rolhas

Mas pra fazer esses aqui só se você tiver muitas rolhas, muita paciência e muuuuita habilidade! O artista responsável é Gabirel Wiese.

A brincadeira do aquário de rolhas

Gente, gostei demais da brincadeira de ontem! Vocês nem tem idéia! Acho que deu pra gente ter bastante inspiração com as formas que o povo expõe as rolhas dos vinhos e champagnes que alegram as casas, né? rsss Não deixa de ser uma forma de perpetuar a memória de momentos bacanas!

Meu muuuuitíssimo obrigada às meninas que participaram com fotos e postagens e às que não puderam ou não quiseram participar, mas deixaram recadinhos fofos!

Pra quem não teve tempo pra mandar foto ou link, ainda pode fazer, ok?

Pra quem não teve rolha pra fotografar e só teve a idéia depois que viu aqui, aí vocês tratem de caprichar, porque a Anna Paula mais uma vez teve uma idéia super bacana de um repeteco da brincadeira daqui há um ano! Assim, as que não tem rolhas de vinho ou champagne terão tempo de providenciar uma bela coleçãozinha, além de muitas histórias! Afinal, vinho e champagne sempre vem acompanhado de histórias (e isso daria outro post, não é mesmo?!!)!!

* cena do filme Sideways*

5 de ago de 2008

As rolhas das blogueiras amigas e leitoras dos Coisas

Conforme combinado, vou começar bem cedinho a colocar fotos e links das rolhas!

A primeira foto que recebi e adoreeeeei foi a da Valéria, e serve pra quem tem poucas rolhas ou até mesmo pra quem quer uma composição diferente! Ela arrumou um jeito super legal de dispor as rolhas com taças, que a gente sempre tem em casa, não é mesmo?! Adorei!

*Dica pra quem tem pouca rolha*

Consegui achar essa última foto que eu tava querendo postar pra vcs (eu tive que futucar muitos dos meus cds de foto! rssss)! Essa última foto é daqui de casa, de 2005, quando nos casamos... Como eu tinha pouca rolha nessa época, eu forrei o fundo dessa fruteira de jornal amassado e coloquei as rolhas por cima! rsss Ficou assim até ter rolha suficiente pra encher um pouco do garrafão!!! Ela ficava ao lado dos porta-retratos mesmo, não ficava em bar não, porque a gente nem tem bar aqui em casa! rsss Fica a idéia pra quem tem pouca rolha mas quer dar a sensação de quantidade! É só ter o cuidado de usar um recipiente que não seja de vidro, aí da pra enganar com jornal! ehehe

Essa fotinho fofa aqui de cima é da casa da Amanda "du Balaio" (ehehehe)! Eu adorei ver as rolhas na cozinha, já que até agora ninguém tinha mandado fotinho delas nesse canto da casa! Outra coisa que eu amei foram três galinhas fofas e coloridinhas bem ali em cima que a Amanda chama de "Marias"!!! rsss

Links das blogueiras que postaram as rolhas:

* Coisas que me inspiram, eu mesma

* pePPer inFshion, da Cláudia

* Decoracasa, da Flávia

* POPI by Paula, da Anna Paula

4 de ago de 2008

Nos mostre seu "aquário de rolhas"!!!

Depois que coloquei o post aí de baixo no ar, a querida e talentosa Ana Paula, sugeriu que amanhã todas as blogueiras que tem vasos, vidros, aquários e afins com rolhas em casa colocassem um post com foto pra gente ver!

Eu adorei a idéia!!!! Quem quiser entrar na brincadeira é só fazer um post e me avisar que eu posto a foto aqui com link pro blog de vocês!!!!!! Quem não tiver blog, mas quiser entrar na brincadeira, é só me mandar a foto por e-mail, com o nome e a cidade onde mora que eu publico aqui sem problemas!
Assim a gente pode trocar idéias e conhecer um pouquinho, ainda que beeeem pouquinho, da casinha uma da outra!!!!

*meu blog não tá querendo adicionar nenhuma imagem no momento, então vai assim mesmo!*

As rolhas aqui de casa

Promessa é dívida e dessa vez eu fui rápida!!! Cinthya querida, aí está o meu garrafão de rolhas! Ele tem 50 cm de altura e 19 de diâmetro! Adoro!!! Ele já tá beeeem cheio, e acho que já tá até na hora de eu comprar outro garafão de um modelo diferente desse pra começar a segunda parte da "coleção" (se é que se pode chamar assim)! rsss

A ordem é re-utilizar

Dar novas funções a objetos que temos em casa é uma forma excelente de começar a repensar a decoração e o funcionamento da nossa casa com um viés menos consumista e mais, digamos, "ecologicamente correto"! rsss

Ficam aqui algumas idéias!
Sabe aquele monte de rolha que sobra das noites regadas a vinho com seu amor e com seus amigos? Pois então, é só juntar tudo, amarrar bem amarradinho (pode até ser com uma fita bonita!!) e ele vira um apoio pras panelas quentes! E depois, querendo, é só tirar a fita e inventar novas formas de usar!!!

Confesso que pensei antes de colocar aqui essa dica! É que esse porta-copo aí foi feito com o tapete que já não servia mais! Ainda tô achando meio esquisito reaproveitar o tapete pra isso, mas acho que se ele for "lavado-beeeem-lavadinho" não tem problema, né? Mas que a idéia é fofa, é! rssss

Chega de comprar potinhos pra arrumar suas canetas, lápis, maquiagens, algodão, band-aids, linhas, agulhas e coisas miúdas... A ordem é tirar da cozinha aqueles potinhos de geléia, nutella e afins (que a gente geralmente só usa pra deixar o restinho do molho, a cebola já processada...) e colocar nele outras coisinhas como as que eu mencionei bem aqui em cima...

*Fotos by Whole Living*

3 de ago de 2008

Vamos cuidar...

... pra reaproveitar e não desperdiçar!

Sabe aqueles saquinhos plásticos com que a gente usa pra congelar comida e tal? Então, nada de jogar fora depois... É só lavar beeeem lavadinho e colocar pra secar!

1 de ago de 2008

Sonho de consumo de sexta (6)

Tem coisa melhor que "sonho de consumo" que fica ao alcance do nosso bolso!? Tá, os livros dela não são baratinhos, mas pra quem quer muito, dá pra investir sem problema!!!! A maravilhosa editora Taschen lançou ontem (segundo consta na minha agendinha! rss) um livro que eu vou comprar na primeira oportunidade que eu tiver de ir a livraria, o Living in Bahia. O livro traz fotos (maravilhosas) de casas (maravilhosas) e lugares (maravilhosos) da Bahia (ma-ra-vi-lho-sa), tudo com a qualidade e o charme que a gente sabe que a Taschen prima em trazer!

Pra vocês terem noção do quanto de beleza que esse livro deve trazer (eu ainda não pude ver, mas tenho certeza!!!), a casa da capa é meu sonho de consumo de férias, a Pousada Fazenda Calá (que quem lia o blog do super Ricardo Freire, a edição antiga do Viaje na Viagem, já deve ter ouvido falar.)! O lugar é uma miniatura do paraíso!