Antes de mais nada, me desculpem o tamanho gigantesco do post! Mas é que o assunto é extenso e nem mesmo se esgotou aqui!
Ultimamente tenho pensado bastante no estilo de vida que a gente leva e na forma que isso tem influenciado o meio-ambiente em que a gente vive!
Estamos em meados de novembro e nessa época o Rio de Janeiro sempre foi só sol, o tempo quase não ficava nublado! Entretanto, esse ano observei que essa situação tem mudado bastante, veja bem, se houve 3 ou 4 dias de sol nesse mês foi muito! O tempo tem estado abafado e sem sol, sempre nublado! Não sou entendedora do assunto o suficiente pra dizer que isso ocorreu simplesmente por conta da nossa "deseducação" e despreocupação ambiental! Mas que a situação tem me feito repensar muito coisa, isso tem!
Eu sei que é muito difícil mudar hábitos que cultivamos e que, na maioria das vezes, facilitam por demais a nossa vida. Mas tenho me esforçado e começado a abrir minha mente pra coisas que nunca pensei e outras que sempre olhei com preconceito!
Tenho lido a respeito e me informado mais, pois creio que há uma urgência muito, mas muito grande em reverter a situação!
Eu sei que é clichê demais dizer isso, mas é a mais pura verdade e é o ÚNICO meio de conseguirmos mudanças significativas: se cada um de nós fizer um pouco, o todo pode mudar!
Não acho que a gente precisa radicalizar total e abrir mão de absolutamente tudo, mas tem taaaaanta coisa que pode ser feita, taaaaanta comodidade boba que pode ser repensada e taaaaanta coisa bacana que pode ser incorporada no nosso dia-a-dia que a gente tem que começar a pesquisar e colocar em prática novos hábitos!
Como exemplo, vou listar algumas coisas que eu tenho feito (eu sei que é pouco, mas é o começo! Ainda tenho muito chão pela frente!):
#1- Eu tinha muita vergonha de entrar no mercado com minha própria bolsinha (as bolsas ecológicas ou eco-bags!) pra fazer compras, mas hoje já deixo ela no carro e sempre que lembro (sim, muitas vezes eu esqueço!) carrego ela pro mercado comigo! Afinal, as sacolas plásticas não são o maior problema do mundo, mas são certamente uma questão preocupante e que podem ser deixadas de lado sem grandes dificuldades!!! Se vc esquecer de levar a sua sacola, não deixe que o empacotador do mercado coloque um saquinho dentro do outro "porque ele é muito frágil"!! Faça o que pode, dentro das suas possibilidades!
#2 - Tenho deixado fora da tomada todos os plugs, menos o da geladeira por razões óbvias! Afinal, aparelho em stand by consome energia sim! Deixando o aparelho fora da tomada a gente poupa energia e a conta ainda diminui um tiquinho no fim do mês! Na hora que você for usar, você liga na tomada! Simples assim! Se você não acredita que isso faça diferença, veja essa vídeo aqui!!
#3 - Banhos mais curtinho! Tá, isso muitas vezes é um tormento, mas eu tenho pensado assim: se eu tomar banho mais rápido, posso acordar mais tarde! rsss Tem sido um bom incentivo! Além do que eu deixo o sábado ou domingo pra tomar aquele banho mais longuinho, mas mesmo assim, nunca mais tomei banho de 1 hora! Não se esqueçam a questão dos recursos hídricos é a que mais tem procupado os ambientalistas, geólogos e cientistas!
#4 - Tenho deixado a roupa acumular o máximo possível antes de lavar na máquina, assim a gente encomiza água e energia lavando mais coisas em um ciclo!
#5 - Tenho usado menos o computador e nunca deixo ele ligado (como fazia antes) quando estou fazendo outra coisa! Mas se preciso baixar alguma coisa no computador que leve tempo e, durante esse tempo não vou usá-lo, desligo a tela que é o que consome mais energia! Pense bem, computador é uma delícia, mas viver a vida real é muito, muuuito mais gostoso! Estabeleça um tempo para você ficar na frente do pc e depois simplesmente desligue-o e faça outras coisas! Leia livros, ande de bicileta, passe tempo com a família, ouça música, cozinhe, cuide da horta, encontre amigos, caminhe, estude...
#6 - Tenho levado uma garrafinha d´água comigo pra cima e pra baixo! Sempre que esvazia eu encho no bebedor ou filtro! É um jeito bom não só de beber água toda hora, como de poupar dinheirinhos que a gente gastava comprando garrafinhas d´água na rua e, principalmente, evitar ao máximo usar os copos descartáveis que tanto poluem!
#7 - Tenho deixado as luzes apagadas até que não dê mais pra enxergar! rsss E à noite só ligo onde estou! Esse ano, nada de luzinhas de natal! Já tirei da lista! Tá, é super fofo, mas será que a gente precisa mesmo colocar luzinhas em todas as janelas, nas árvore e em tudo mais?
#8 - Já convenci minha mãe, meu pai, minha avó e algumas amigas que óleo nunca vai pro ralo! Seeeeempre vai pra uma garrafinha (aquela de refrigerante, por exemplo) até que ela fiquei cheia o suficiente pra que vc possa colocá-la no lixo!
#9 - Sempre que compro alguma coisa (seja na farmácia, numa lojinha, na padaria, em qualquer lugar mesmo, até com roupa tenho feito isso!) só peço a sacola se não der pra colocar na bolsa ou carregar na mão! Deixe a sacolinha na loja, vai por mim! Usa sua bolsa ou sua mão pra carregar o que comprou! É uma coisa simples toda vida, mas vai te deixar super orgulhosa! rsss
Já essa listinha aqui são de coisas que quero colocar em prática:
#1 - Montar uma mini-hortinha em casa com uns temperinhos de dia-a-dia, como salsinha, cebolinha, capim-limão! Além de ser uma delícia poder colher diretinho da sua mini-hortinha, ainda que sejam essas coisas simples (até pela falta de espaço), acho que qualquer espacinho verde que a gente puder "criar" já é um incentivo a mais!
#2 - Resolver as coisas perto de casa de bicicleta! Essa ainda não foi posta em prática por uma razão boba: preguiça de encher o pneu da bike, que tá vazio! rsss
#3 - Começar a pesquisar sobre as empresas de produtos de limpeza, beleza, alimento e verificar as que tem realmente uma consciência ecológica dentro das possibilidades e das regras do mercado! Não tô falando daquela empresa que degrada meio mundo e depois faz uma campanha verde pra inglês ver! Tô falando daquela que usa meios adequado, que faz replantio da matéria-prima usada, que se preocupa com o pessoal que nela trabalha, que usa embalagens reaproveitáveis e por aí vai... Não sou tolinha a ponto de acreditar que vá encontrar uma empresa/fábrica 100% correta, até porque não dá, já que a poluição é inerente à atividade industrial! Mas existem as que trabalham pra melhorar e as que não estão nem aí, então, já é um bom começo distinguir uma da outra!
#4 - Consumir menos. Menos roupa, menos revista, menos papel, menos comida cuja embalagem vai pro lixo sem reaproveitamento nenhum (biscoitos, chocolates... A silhueta agradece e o meio ambiente também) , menos tudo!
Pretendo começar a fazer posts com dicas "verdes" pra gente colocar em prática! Espero que vocês gostem da idéia!