13 de nov. de 2008

Dicas da Martha S. para uma vida mais ecológica

Porque todo mundo adora as idéias da Martha Stewart e ela, na maioria das vezes, faz coisas totalmente compatíveis com o estilo "pense-verde" de viver!

A lista original está aqui, mas abaixo está a listinha traduzida pro nosso português!

1. Desligue as luzes: 2/3 da energia residencial dos EUA vem das lâmpadas. Considerando que a produção de energia elétrica gera mais de 1,9 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o simples apagar das luzes já é um bom começo.

2. Coma mais vegetais: uma dieta que tenha como base os vegetais exige menos recursos que aquelas cuja base é a carne, além de trazer benefícios a saúde! Não precisa ser radical e só comer vegetais, basta que gradualmente se desloque o foco das refeições da carne para os vegetais.

3. Use produtos de limpeza mais ecológicos: Além dos produtos de limpeza serem causadores de alergia em muitas pessoas, é possível economizar um bom dinheiro utilizando produtos mais naturais. Um bom exemplo é trocar o lustra-móveis indistrializado por um feito em casa com 1/4 de copo de vinagre (branco) e algumas gotas de azeite de oliva cumprem bem a função.

4. Dê novo uso às coisas quenão são mais úteis a você: Reutilizar coisas velhas e doar o que não te agrada mais é um excelente meio para contribuir não só com o meio-ambiente como também com a comunidade em que você vive!

5. Passe mais tempo ao ar livre: a conscientização e o envolvimento com o meio ambiente são fundamentados no amor e não na raiva. Ache um lugar ao ar-livre com o qual você se identifica e passe mais tempo lá!

6. Use sua própria sacola para carregar suas compras: talvez um dia o dilema entre a saola de plástico e a de papel seja obsoleta, mas por hora a de papel é a melhor solução! Olhe no seu armário e procurre por uma sacola resistente que possa te acompanhar no supermercado, na feira, no shopping...

7. Comece a sua própria hortinha ou jardim: desde a produção de fertilizantes até a distribuição de frutas, verduras e legumes, a indústria de alimentos consome 10% do consumo de energia dos EUA. Tentar transformar aquele quintalzinho da sua casa que está completamente inutilizado em umaárea produtiva é uma grande pedida!

8. Compre produtos que utilizam matéria-prima reciclada: dessa forma você estará investindo em produtos que reutilizaram material e energia.

9. Opte pelo reutilizável ao invés do descartável: a consciência ecológica vem desde cedo. Ensinar a criança a usar produtos reutilizáveis ao invés dos descartáveis é fundamental!

10. Desligue seu computador: sempre que sair do trabalho lembre-se de desligar o computador, ainda mais na sexta-feira ou nos períodos em que ficará dias sem ir pro escritório. O mesmo vale pra casa da gente!

Nenhum comentário: