30 de nov de 2008

Dilema

Tá, eu sei que esse assunto não tem nenhuma relação com a temática do blog (o que tem acontecido com certa frequência ultimamente!!!)!!!

Mas alguém, por favor, pode me ajudar a decidir o que é melhor? Devorar algo deliciosamente calórico ou caber lindamente num biquininho durante o verão?

* Foto do biquine by Vix*

29 de nov de 2008

Quero um desses

*Foto by Apartment Therapy*

28 de nov de 2008

Na parede da cozinha

Acho que muitas de vocês já viram essa foto por aí! Mas eu adoro até porque a primeira vez que a vi me deu uma sensação boa, de algo tão simples mas tão inusitado!

Toda vez que a vejo novamente fico me perguntando o que mais não poderia ir pra nossa parede? Colheres de pau, cestarias, pratos de bolo e milhares de outras coisinhas!

27 de nov de 2008

Sou grata

"Agora, nosso Deus, damos-te graça, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos." I Crônicas 29: 13, 14

Peço licença aos leitores do blog pra fazer um post fora da temática do blog.

Mas hoje é dia de ação de graças e queria deixar registrado aquia minha eterna gratidão ao meu Deus pelo amor imensurável, misericórida sem medida, perdão inesgotável e cuidado sem igual com que me cerca diariamente!

Eu nunca manifestei explicitamente minha fé e minhas convicções religiosas aqui, e nem pretendo, mas hoje eu senti simplesmente a vontade de compartilhar com vocês o meu amor e gratidão pelo meu Deus Eterno e Soberano, meu Pai de amor, que tanto tem feito na minha vida!

21 de nov de 2008

Era uma vez um galinheiro...

... que virou sala de jogos!

19 de nov de 2008

Notinha

Queridos, estou com uma virose horrível que me deixou de cama, com febre e muita dor no corpo! Essa postagem aí de baixo já estava programada há uns 10 dias, senão não teria nadica de nada mesmo!
Assim que melhorar volto! Beijos

14 de nov de 2008

3 maravilhosos anos

Porque não há nada que me deixe mais feliz do que te amar e ser amada por você!
Essa listinha só faz crescer, mas vou deixar isso entre a gente!

Que venham todos os outros anos pra gente comemorar!

13 de nov de 2008

Dicas da Martha S. para uma vida mais ecológica

Porque todo mundo adora as idéias da Martha Stewart e ela, na maioria das vezes, faz coisas totalmente compatíveis com o estilo "pense-verde" de viver!

A lista original está aqui, mas abaixo está a listinha traduzida pro nosso português!

1. Desligue as luzes: 2/3 da energia residencial dos EUA vem das lâmpadas. Considerando que a produção de energia elétrica gera mais de 1,9 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o simples apagar das luzes já é um bom começo.

2. Coma mais vegetais: uma dieta que tenha como base os vegetais exige menos recursos que aquelas cuja base é a carne, além de trazer benefícios a saúde! Não precisa ser radical e só comer vegetais, basta que gradualmente se desloque o foco das refeições da carne para os vegetais.

3. Use produtos de limpeza mais ecológicos: Além dos produtos de limpeza serem causadores de alergia em muitas pessoas, é possível economizar um bom dinheiro utilizando produtos mais naturais. Um bom exemplo é trocar o lustra-móveis indistrializado por um feito em casa com 1/4 de copo de vinagre (branco) e algumas gotas de azeite de oliva cumprem bem a função.

4. Dê novo uso às coisas quenão são mais úteis a você: Reutilizar coisas velhas e doar o que não te agrada mais é um excelente meio para contribuir não só com o meio-ambiente como também com a comunidade em que você vive!

5. Passe mais tempo ao ar livre: a conscientização e o envolvimento com o meio ambiente são fundamentados no amor e não na raiva. Ache um lugar ao ar-livre com o qual você se identifica e passe mais tempo lá!

6. Use sua própria sacola para carregar suas compras: talvez um dia o dilema entre a saola de plástico e a de papel seja obsoleta, mas por hora a de papel é a melhor solução! Olhe no seu armário e procurre por uma sacola resistente que possa te acompanhar no supermercado, na feira, no shopping...

7. Comece a sua própria hortinha ou jardim: desde a produção de fertilizantes até a distribuição de frutas, verduras e legumes, a indústria de alimentos consome 10% do consumo de energia dos EUA. Tentar transformar aquele quintalzinho da sua casa que está completamente inutilizado em umaárea produtiva é uma grande pedida!

8. Compre produtos que utilizam matéria-prima reciclada: dessa forma você estará investindo em produtos que reutilizaram material e energia.

9. Opte pelo reutilizável ao invés do descartável: a consciência ecológica vem desde cedo. Ensinar a criança a usar produtos reutilizáveis ao invés dos descartáveis é fundamental!

10. Desligue seu computador: sempre que sair do trabalho lembre-se de desligar o computador, ainda mais na sexta-feira ou nos períodos em que ficará dias sem ir pro escritório. O mesmo vale pra casa da gente!

11 de nov de 2008

Adquirindo novos hábitos

Antes de mais nada, me desculpem o tamanho gigantesco do post! Mas é que o assunto é extenso e nem mesmo se esgotou aqui!

Ultimamente tenho pensado bastante no estilo de vida que a gente leva e na forma que isso tem influenciado o meio-ambiente em que a gente vive!

Estamos em meados de novembro e nessa época o Rio de Janeiro sempre foi só sol, o tempo quase não ficava nublado! Entretanto, esse ano observei que essa situação tem mudado bastante, veja bem, se houve 3 ou 4 dias de sol nesse mês foi muito! O tempo tem estado abafado e sem sol, sempre nublado! Não sou entendedora do assunto o suficiente pra dizer que isso ocorreu simplesmente por conta da nossa "deseducação" e despreocupação ambiental! Mas que a situação tem me feito repensar muito coisa, isso tem!

Eu sei que é muito difícil mudar hábitos que cultivamos e que, na maioria das vezes, facilitam por demais a nossa vida. Mas tenho me esforçado e começado a abrir minha mente pra coisas que nunca pensei e outras que sempre olhei com preconceito!

Tenho lido a respeito e me informado mais, pois creio que há uma urgência muito, mas muito grande em reverter a situação!

Eu sei que é clichê demais dizer isso, mas é a mais pura verdade e é o ÚNICO meio de conseguirmos mudanças significativas: se cada um de nós fizer um pouco, o todo pode mudar!

Não acho que a gente precisa radicalizar total e abrir mão de absolutamente tudo, mas tem taaaaanta coisa que pode ser feita, taaaaanta comodidade boba que pode ser repensada e taaaaanta coisa bacana que pode ser incorporada no nosso dia-a-dia que a gente tem que começar a pesquisar e colocar em prática novos hábitos!

Como exemplo, vou listar algumas coisas que eu tenho feito (eu sei que é pouco, mas é o começo! Ainda tenho muito chão pela frente!):

#1- Eu tinha muita vergonha de entrar no mercado com minha própria bolsinha (as bolsas ecológicas ou eco-bags!) pra fazer compras, mas hoje já deixo ela no carro e sempre que lembro (sim, muitas vezes eu esqueço!) carrego ela pro mercado comigo! Afinal, as sacolas plásticas não são o maior problema do mundo, mas são certamente uma questão preocupante e que podem ser deixadas de lado sem grandes dificuldades!!! Se vc esquecer de levar a sua sacola, não deixe que o empacotador do mercado coloque um saquinho dentro do outro "porque ele é muito frágil"!! Faça o que pode, dentro das suas possibilidades!

#2 - Tenho deixado fora da tomada todos os plugs, menos o da geladeira por razões óbvias! Afinal, aparelho em stand by consome energia sim! Deixando o aparelho fora da tomada a gente poupa energia e a conta ainda diminui um tiquinho no fim do mês! Na hora que você for usar, você liga na tomada! Simples assim! Se você não acredita que isso faça diferença, veja essa vídeo aqui!!

#3 - Banhos mais curtinho! Tá, isso muitas vezes é um tormento, mas eu tenho pensado assim: se eu tomar banho mais rápido, posso acordar mais tarde! rsss Tem sido um bom incentivo! Além do que eu deixo o sábado ou domingo pra tomar aquele banho mais longuinho, mas mesmo assim, nunca mais tomei banho de 1 hora! Não se esqueçam a questão dos recursos hídricos é a que mais tem procupado os ambientalistas, geólogos e cientistas!

#4 - Tenho deixado a roupa acumular o máximo possível antes de lavar na máquina, assim a gente encomiza água e energia lavando mais coisas em um ciclo!

#5 - Tenho usado menos o computador e nunca deixo ele ligado (como fazia antes) quando estou fazendo outra coisa! Mas se preciso baixar alguma coisa no computador que leve tempo e, durante esse tempo não vou usá-lo, desligo a tela que é o que consome mais energia! Pense bem, computador é uma delícia, mas viver a vida real é muito, muuuito mais gostoso! Estabeleça um tempo para você ficar na frente do pc e depois simplesmente desligue-o e faça outras coisas! Leia livros, ande de bicileta, passe tempo com a família, ouça música, cozinhe, cuide da horta, encontre amigos, caminhe, estude...

#6 - Tenho levado uma garrafinha d´água comigo pra cima e pra baixo! Sempre que esvazia eu encho no bebedor ou filtro! É um jeito bom não só de beber água toda hora, como de poupar dinheirinhos que a gente gastava comprando garrafinhas d´água na rua e, principalmente, evitar ao máximo usar os copos descartáveis que tanto poluem!

#7 - Tenho deixado as luzes apagadas até que não dê mais pra enxergar! rsss E à noite só ligo onde estou! Esse ano, nada de luzinhas de natal! Já tirei da lista! Tá, é super fofo, mas será que a gente precisa mesmo colocar luzinhas em todas as janelas, nas árvore e em tudo mais?

#8 - Já convenci minha mãe, meu pai, minha avó e algumas amigas que óleo nunca vai pro ralo! Seeeeempre vai pra uma garrafinha (aquela de refrigerante, por exemplo) até que ela fiquei cheia o suficiente pra que vc possa colocá-la no lixo!

#9 - Sempre que compro alguma coisa (seja na farmácia, numa lojinha, na padaria, em qualquer lugar mesmo, até com roupa tenho feito isso!) só peço a sacola se não der pra colocar na bolsa ou carregar na mão! Deixe a sacolinha na loja, vai por mim! Usa sua bolsa ou sua mão pra carregar o que comprou! É uma coisa simples toda vida, mas vai te deixar super orgulhosa! rsss

Já essa listinha aqui são de coisas que quero colocar em prática:

#1 - Montar uma mini-hortinha em casa com uns temperinhos de dia-a-dia, como salsinha, cebolinha, capim-limão! Além de ser uma delícia poder colher diretinho da sua mini-hortinha, ainda que sejam essas coisas simples (até pela falta de espaço), acho que qualquer espacinho verde que a gente puder "criar" já é um incentivo a mais!

#2 - Resolver as coisas perto de casa de bicicleta! Essa ainda não foi posta em prática por uma razão boba: preguiça de encher o pneu da bike, que tá vazio! rsss

#3 - Começar a pesquisar sobre as empresas de produtos de limpeza, beleza, alimento e verificar as que tem realmente uma consciência ecológica dentro das possibilidades e das regras do mercado! Não tô falando daquela empresa que degrada meio mundo e depois faz uma campanha verde pra inglês ver! Tô falando daquela que usa meios adequado, que faz replantio da matéria-prima usada, que se preocupa com o pessoal que nela trabalha, que usa embalagens reaproveitáveis e por aí vai... Não sou tolinha a ponto de acreditar que vá encontrar uma empresa/fábrica 100% correta, até porque não dá, já que a poluição é inerente à atividade industrial! Mas existem as que trabalham pra melhorar e as que não estão nem aí, então, já é um bom começo distinguir uma da outra!

#4 - Consumir menos. Menos roupa, menos revista, menos papel, menos comida cuja embalagem vai pro lixo sem reaproveitamento nenhum (biscoitos, chocolates... A silhueta agradece e o meio ambiente também) , menos tudo!

Pretendo começar a fazer posts com dicas "verdes" pra gente colocar em prática! Espero que vocês gostem da idéia!

7 de nov de 2008

Sonho de consumo de sexta (7)

Achei essa belezinha a cara do blog! Estava a venda no Etsy, por hora está esgotado!

Blogs que certamente vão te inspirar

O blog Home Rejuvenation fez uma pesquisa para saber quais eram os 10 blogs de design mais influentes do mundo. Confesso que não sei quais foram os critérios, mas após 2.712 eles chegaram a um resultado bem bacana!!
Vale a pena passar pra ver, mas de qualquer forma, vou deixar os links dos dez mais aqui!

#1- Design Sponge

#2- NotCot.org

#3- Decor8

#4- Apartment Therapy

#5- Swiss Miss

#6- The Scoop

#7- Inhabitat

#8- MoCo Loco

#9- Desire to Inspire

#10- Oh Joy!

5 de nov de 2008

Listinha de natal

Não se preocupem, o recado não é pra vocês! Sei que pra bom entendedor meia palavra basta, né, amor? rssss Mas achei melhor garantir com o post, afinal, não custa nada tentar! rsss

Obrigadaaaaaa

Porque ela é mesmo uma boneca e lembrou de mim aqui! Como eu não sou muito criativa pra falar de mim, o meu acróstico tá aqui!

4 de nov de 2008

Móveis de alvenaria

Tenho boas e deliciosas lembranças de momentos passados em casas de campo, de praia, em sítios e fazendas da família e de amigos! E uma coisa que sempre me chamou muita atenção foi a praticidade com que essas casas eram decoradas. Afinal, casas de veraneio ficam frequentemente fechadas, enquanto as férias, o feriado ou o final de semana não chegam!

Essa praticidade acabava por dar um toque bem brasileiro à decoração, que tinham sempre um apelo ao conforto, a descontração!
Os móveis de alvenaria estavam em muitas das casas de veraneio que eu frequentei pela facilidade da manutenção! Nunca falei disso aqui, e sei que o assunto é polêmico, mas gosto bastante do visual que os tais móveis de alvenaria podem trazer a um ambiente em que se sabe jogar com as luzes, cores e texturas!
A Aldeia Beijupirá é uma belíssima e super charmosa pousada na Praia do Lage, em Alagoas, que reflete exatamente o que eu estou falando!
Por ser uma pousada na praia, os materiais são os mais práticos possíveis: alvenaria e cimento queimado! E vejam que apesar dos matérias simples que foram usados, o lugar tem uma rusticidade elegante e charme, muito charme!
Notem como o chão de cimento queimado ganha outros ares com os "tapetes" de azulejo hidráulico. E como o uso de madeira e das peças de artesanato trazem o calor necessário ao ambiente! Tudo muito brasileiro, muito suave e muito lindo!

*Fotos da Aldeia Beijupirá*

3 de nov de 2008

No balanço das redes

Quer coisa mais brasileira que rede? Acho uma delícia e sempre me jogo nas que vejo pela minha frente! Nós sabemos que, infelizmente, com o espaço exíguo de muitas das nossas casas (especialmente apartamentos), na maioria das vezes não há espaço pra pendurar a deliciosa rede, nem mesmo na varanda!

Mas me diz, você tem quarto, não tem? Ou sala? Então tá! É só colocar os ganchinhos das redes nas paredes (vale ser até acima da cama) e, quando tiver vontade de se deixar embalar por uma delas, colocar a rede no seu quarto mesmo! A proposta é antiga, mas é tão irresistível que não custa relembrar!!!

*Fotos by Cama e Café*

2 de nov de 2008

Sonhando

Tá rolando um meme pelos blogs amigos e as queridas Viviany, Janice, Lulu, Raquel , Regiane , Fran e Pucka me convidaram a participar!

Nesse meme a gente deve listar 8 sonhos que queremos realizar durante a nossa vida!
Eu não vou indicar ninguém especificamente, mas quem quiser listar seus sonhos (só 8), pode vir aqui comentar que a gente vai querer ver!

Os 8 sonhos:

1. Ter filhos e vê-los crescer em sabedoria, amando ao meu Deus e sendo muito felizes, honestos e responsáveis!
2. Continuar amando meu marido lindo cada dia mais e sendo amada por ele cada dia mais, até a gente ficar beeeeem velhinho, juntinho!
3. Viajar muito, voltar para lugares especiais e conhecer novos lugares com o marido, filhos e o resto da família!
4. Ver o Rio de Janeiro mais seguro, civilizado e com cidadãos conscientes de que cada um tem que fazer a sua parte pra tudo dar certo!
5. Preservar os velhos e bons amigos e mantê-los sempre por perto!
6. Ver meus pais, irmãos, família e amigos sempre todos perto de mim!
7. Aprender a cozinhar muuuuito bem (tô indo aos pouquinhos, mas tô indo!)!
8. Poder sempre ajudar a quem precisa, dentro das minhas possibilidades!

Pronto, foi! rssss
Acho que todo mundo que variantes dessas coisas, né? Generiamente o que todos nós queremos é : amor, família, sonhos particulares realizados pra nos darem satisfação pessoal e um mundo melhor!