11 de nov. de 2008

Adquirindo novos hábitos

Antes de mais nada, me desculpem o tamanho gigantesco do post! Mas é que o assunto é extenso e nem mesmo se esgotou aqui!

Ultimamente tenho pensado bastante no estilo de vida que a gente leva e na forma que isso tem influenciado o meio-ambiente em que a gente vive!

Estamos em meados de novembro e nessa época o Rio de Janeiro sempre foi só sol, o tempo quase não ficava nublado! Entretanto, esse ano observei que essa situação tem mudado bastante, veja bem, se houve 3 ou 4 dias de sol nesse mês foi muito! O tempo tem estado abafado e sem sol, sempre nublado! Não sou entendedora do assunto o suficiente pra dizer que isso ocorreu simplesmente por conta da nossa "deseducação" e despreocupação ambiental! Mas que a situação tem me feito repensar muito coisa, isso tem!

Eu sei que é muito difícil mudar hábitos que cultivamos e que, na maioria das vezes, facilitam por demais a nossa vida. Mas tenho me esforçado e começado a abrir minha mente pra coisas que nunca pensei e outras que sempre olhei com preconceito!

Tenho lido a respeito e me informado mais, pois creio que há uma urgência muito, mas muito grande em reverter a situação!

Eu sei que é clichê demais dizer isso, mas é a mais pura verdade e é o ÚNICO meio de conseguirmos mudanças significativas: se cada um de nós fizer um pouco, o todo pode mudar!

Não acho que a gente precisa radicalizar total e abrir mão de absolutamente tudo, mas tem taaaaanta coisa que pode ser feita, taaaaanta comodidade boba que pode ser repensada e taaaaanta coisa bacana que pode ser incorporada no nosso dia-a-dia que a gente tem que começar a pesquisar e colocar em prática novos hábitos!

Como exemplo, vou listar algumas coisas que eu tenho feito (eu sei que é pouco, mas é o começo! Ainda tenho muito chão pela frente!):

#1- Eu tinha muita vergonha de entrar no mercado com minha própria bolsinha (as bolsas ecológicas ou eco-bags!) pra fazer compras, mas hoje já deixo ela no carro e sempre que lembro (sim, muitas vezes eu esqueço!) carrego ela pro mercado comigo! Afinal, as sacolas plásticas não são o maior problema do mundo, mas são certamente uma questão preocupante e que podem ser deixadas de lado sem grandes dificuldades!!! Se vc esquecer de levar a sua sacola, não deixe que o empacotador do mercado coloque um saquinho dentro do outro "porque ele é muito frágil"!! Faça o que pode, dentro das suas possibilidades!

#2 - Tenho deixado fora da tomada todos os plugs, menos o da geladeira por razões óbvias! Afinal, aparelho em stand by consome energia sim! Deixando o aparelho fora da tomada a gente poupa energia e a conta ainda diminui um tiquinho no fim do mês! Na hora que você for usar, você liga na tomada! Simples assim! Se você não acredita que isso faça diferença, veja essa vídeo aqui!!

#3 - Banhos mais curtinho! Tá, isso muitas vezes é um tormento, mas eu tenho pensado assim: se eu tomar banho mais rápido, posso acordar mais tarde! rsss Tem sido um bom incentivo! Além do que eu deixo o sábado ou domingo pra tomar aquele banho mais longuinho, mas mesmo assim, nunca mais tomei banho de 1 hora! Não se esqueçam a questão dos recursos hídricos é a que mais tem procupado os ambientalistas, geólogos e cientistas!

#4 - Tenho deixado a roupa acumular o máximo possível antes de lavar na máquina, assim a gente encomiza água e energia lavando mais coisas em um ciclo!

#5 - Tenho usado menos o computador e nunca deixo ele ligado (como fazia antes) quando estou fazendo outra coisa! Mas se preciso baixar alguma coisa no computador que leve tempo e, durante esse tempo não vou usá-lo, desligo a tela que é o que consome mais energia! Pense bem, computador é uma delícia, mas viver a vida real é muito, muuuito mais gostoso! Estabeleça um tempo para você ficar na frente do pc e depois simplesmente desligue-o e faça outras coisas! Leia livros, ande de bicileta, passe tempo com a família, ouça música, cozinhe, cuide da horta, encontre amigos, caminhe, estude...

#6 - Tenho levado uma garrafinha d´água comigo pra cima e pra baixo! Sempre que esvazia eu encho no bebedor ou filtro! É um jeito bom não só de beber água toda hora, como de poupar dinheirinhos que a gente gastava comprando garrafinhas d´água na rua e, principalmente, evitar ao máximo usar os copos descartáveis que tanto poluem!

#7 - Tenho deixado as luzes apagadas até que não dê mais pra enxergar! rsss E à noite só ligo onde estou! Esse ano, nada de luzinhas de natal! Já tirei da lista! Tá, é super fofo, mas será que a gente precisa mesmo colocar luzinhas em todas as janelas, nas árvore e em tudo mais?

#8 - Já convenci minha mãe, meu pai, minha avó e algumas amigas que óleo nunca vai pro ralo! Seeeeempre vai pra uma garrafinha (aquela de refrigerante, por exemplo) até que ela fiquei cheia o suficiente pra que vc possa colocá-la no lixo!

#9 - Sempre que compro alguma coisa (seja na farmácia, numa lojinha, na padaria, em qualquer lugar mesmo, até com roupa tenho feito isso!) só peço a sacola se não der pra colocar na bolsa ou carregar na mão! Deixe a sacolinha na loja, vai por mim! Usa sua bolsa ou sua mão pra carregar o que comprou! É uma coisa simples toda vida, mas vai te deixar super orgulhosa! rsss

Já essa listinha aqui são de coisas que quero colocar em prática:

#1 - Montar uma mini-hortinha em casa com uns temperinhos de dia-a-dia, como salsinha, cebolinha, capim-limão! Além de ser uma delícia poder colher diretinho da sua mini-hortinha, ainda que sejam essas coisas simples (até pela falta de espaço), acho que qualquer espacinho verde que a gente puder "criar" já é um incentivo a mais!

#2 - Resolver as coisas perto de casa de bicicleta! Essa ainda não foi posta em prática por uma razão boba: preguiça de encher o pneu da bike, que tá vazio! rsss

#3 - Começar a pesquisar sobre as empresas de produtos de limpeza, beleza, alimento e verificar as que tem realmente uma consciência ecológica dentro das possibilidades e das regras do mercado! Não tô falando daquela empresa que degrada meio mundo e depois faz uma campanha verde pra inglês ver! Tô falando daquela que usa meios adequado, que faz replantio da matéria-prima usada, que se preocupa com o pessoal que nela trabalha, que usa embalagens reaproveitáveis e por aí vai... Não sou tolinha a ponto de acreditar que vá encontrar uma empresa/fábrica 100% correta, até porque não dá, já que a poluição é inerente à atividade industrial! Mas existem as que trabalham pra melhorar e as que não estão nem aí, então, já é um bom começo distinguir uma da outra!

#4 - Consumir menos. Menos roupa, menos revista, menos papel, menos comida cuja embalagem vai pro lixo sem reaproveitamento nenhum (biscoitos, chocolates... A silhueta agradece e o meio ambiente também) , menos tudo!

Pretendo começar a fazer posts com dicas "verdes" pra gente colocar em prática! Espero que vocês gostem da idéia!

40 comentários:

Marcele Silveira disse...

Olá Marina. Parabéns pela iniciativa. Se todos fizessem como você, tudo estaria melhor, não?
O legal é que tem vários blogs que começam a discutir o assunto, cada um a sua maneira, cada um na sua área. Nunca é demais!

Você falou sobre a cidade do Rio estar nublada. Aqui em Colina, também, o mês foi assim: poucas horas de sol, muito calor e dias e dias nublados... péssimo!

Outra coisa discutida foi sobre o óleo de cozinha. Em muitas cidades, há coletas desse materias, para que eles não sejam jogados no ralo da pia ou no lixo. Aqui na minha cidade, a coleta é feita em um mercado. No Rio também deve ter, não?

Por fim, você que está procurando produtos de limpeza que agridem menos o meio ambiente, no mês passado a Revista Casa Cláudia se dedicou ao assunto e colocou o nome de várias empresas que trabalham com eco-produtos. Vale a pena dar uma olhada!

É isso!

Beijo!

Ana Regiane Ivanski disse...

Oi Marina
Aqui em São Paulo também as mudanças climáticas estão visivelmente alteradas.Temos todas as estações do ano num mesmo dia.E mesmo estado às portas do verão,aqui faz muito frio.Aliás nosso clima tá bem típico de deserto:muito calor durante o dia e um frio tremendo a noite.
Bom...na minha vida pessoal e familiar já fiz grandes mudanças de hábitos,inclusive sempre escrevo no meu outro blog sobre isto.
Estamos precisando urgentemente voltar ao essencial,às raizes, ao simples,ao artesanal e principamente ao respeito à vida e a natureza.
beijocas
Re.

Studio Baunilha disse...

Oi Marina! Tuuuuudo a sua iniciativa.
Eu fico tão feliz quando encontro pessoas assim como você, ecologicamente correta, consciente, que contribui fazendo a sua parte.
Eu também já adotei uma série de atitudes que você listou nesse post, mas sempre acho que posso fazer mais...
Peço muito a Deus para que toda a humanidade caia na real antes que seja tarde.
Parabéns! Amei o post!
Bjs

Unknown disse...

Olá Marina!
Adorei o post, se a gente começar aos poucos vamos fazendo a diferença.

Sobre o óleo de cozinha existem pessoas ou até mesmo cooperativas que fazem sabão com o óleo de cozinha usado. Eu até já comprei sabão de uma cooperativa.

O que também é muito importante e fácil de fazer é separar o lixo. Aqui em Governador Valadares existe o coleta seletiva que recolhe o lixo reciclado. Eu separo meu lixo. Mas sei que nem em todo lugar existe esse tipo de coleta, então separe o lixo mesmo assim, pois tem catadores que recolhem, papel, papelão, garrafas plasticas, latinhas e fazem dinheiro desse lixo. Tem muita família sobrevivendo assim.
Vamos aos poucos fazendo a diferença. O meioambiente agradece!
Beijinhos!
adoro seu blog! rs
Simone

disse...

Mariiiiiiii!
Ameeeeeeeeeeei o post, e responderei a ele lá no meu blog!
Passa lá mais tarde!
Bjocas!
Vc é 1000....!!!!!
=D

disse...

Mari!
Ficou meio mangueirense,kkkkkkk, mais é por uma boa causa vai!rsrs
Bjocas
=D

Edna Fadinha disse...

Já falei pra Lú temos que fazer campanha mesmo.Vc escreveu no post que esta procurando produtos com tecnologia verde.Eu estou usando shampoo e condicionador da éh cosméticos e da est.Eles usam matérias primas renováveis e não é testado em animais.Depois pesquise um pouco mais sobre eles.
Bjs

DOIDINHA DA SILVA disse...

Menina, estamos plantando muitas árvores no nosso sítio, e eu estou querendo fazer cursos na área de agricultura orgânica...O sonho do meu marido é recuperar uma nascente....

Vamos nos unir nessa nova fase da vida...

Marina disse...

Marcele,
é verdade, acho super bacana quando vejo o assunto sendo abordado sobre os mais diferentes enfoques!

Eu ainda não descobri nenhum serviço de coleta de óleo de cozinha aqui no Rio, mas sei que tem, pois li em algum lugar uma vez! Eles usam pra fazer sabão e tinta, salvo engano!

Eu vi a reportagem do Casa Claudia do mês passado! Foi bem bacana mesmo!
Beijinhos

Regiane, vc tem razão quando diz que temos que voltar urgente para o essencial! Vou lá ver seu outro blog!
beijocas!

Juliana, eu tb espero que as pessoas caiam em si antes que seja tarde demais, mas já tô achando que demorou demais! rsss
Fico feliz que tenha gostado do post!
Um beijo grande!

Simone, que bom que gosta do blog! Fico super feliz!
O problema da coleta de lixo (depois vou até fazer um post sobre isso) aqui no Rio é que a Comlurb, mesmo com nosso lixo separado, juntava tudo no caminhão! Eu ficava pau da vida e parei de fazer a coleta seletiva!
Mas nunca tinha pensado na situação dos catadores! Realmente pra eles a situação fica bem mais fácil!

Quanto ao óleo, eu sabia que eles faziam sabão sim, mas nunca comprei e nem conheço nenhuma cooperativa1 Vou fazer uma pesquisinha sobre isso! ótimo!
Beijo beijo

, você é uma querida e eu me sinto muito honrada de vc cultivar esse carinho especial por mim! De verdade! Arrasou no seu post! Adorei!
Um beijo doce pra você!

Edna, eu já sabia da éh pq uso pordutos deles tb, mas essa outra marca que vc falou eu acho que não conheço! Vou ver!
Amei a dica!
Um beijo!

Marina disse...

Mônica, vc postou na hora que tava respondendo, só vi seu comentário qd postei o meu! rssss

Fazem vocês muito bem, muito bem mesmo! Recuperar nascentes é um trabalho primoroso e necessário! Invista na área de agricultura orgânica sim, inclusive vc poderia ensinar muita coisa pra gente!

Adorei a idéia! Vou torcer pra que dê certo!
Um beijo grande!

Claudia Pimenta disse...

oi marina! eu, como bióloga, não poderia deixar de apoiar cada palavra sua! parabéns pelas escolhas e tentativas - é sempre possível ajudar o planeta, né? bjs, querida!!
ah, seja mt bem-vinda lá no cantinho das viagens... mais bjs!

Unknown disse...

Marina, querida
Que post mais inspirador.
Adorei.
Um beijo,
Mari

Viviany disse...

Arrasou Marina queriida !!! Tudinho certo , confesso que tenho que melhorar muuuito ainda ... , mais vou me esforçar !!!
Parabéns pelo post!!!
Bjuss*

Jacky - Simples assim!!! disse...

à alguns dias atr´z eu e meu marido estávamos falando exatamente sobre isso...
Como que com o passar dos anos o clima tem mudado tanto...
Sou muito frienta, e adoro o calor, mas p/ ser sincera, se eu usei vestido, foi somente em algum,as ocasiões...
Procurei mudar algun´s hábitis tbm...
Acho q se cada um fizer a sua parte, podemos melhorar muito o clima, e quem sabe até o mundo. Vai da cosciência de cada um...
Eu to fazendo a minha parte, e cobrando dos meu que façam a mesma coisa...
Ah, e sobre a hortinha, já tive, e estou pessando em fazer novamente...é ótimo e prazeroso, colher e comer o que se planta...

Flávia Lima disse...

Parabéns Marina, boas iniciativas, também adoto a eco bag,desligo alguns aparelhos e tomo banhos curtos, falo disso no primeiro post do meu recente blog.
Agora se vc me permite, quanto ao óleo vc pode doá-lo a alguma instituição para que o recicle.
Veja onde;
http://www.akatu.org.br/central/noticias_akatu/2008/onde-entregar-o-oleo-usado

Bjoka

Vivian disse...

querida, que post delicioso. De todos esses pecados o meu ainda é o grande consumo de papel. Assinamos muitas revistas, jornais e ainda compro varias outras na banca, é um vicio mesmo que preciso me livrar

bjks

EmLetras disse...

Oi Marina,

Engraçado que tenho feitos algumas coisas parecidas e nem tinha me dado conta do quanto isso é bom e importante: água pra todo lado, nunca óleo na pia, luzes apagadas e micro desligado quando não estou usando. Meu bolso agradece e eu ajudo o mundo a sobreviver mais um dia.
Parabéns por suas ações!

Anônimo disse...

Poxa, até que enfim !!!

Post - Blog - Internet - Meio de Comunicação em Massa...

Tudo o que escrevemos num blog, inspira alguém, assim como tudo o que vemos na tv, tb inspira alguém. Isso todo mundo sabe. O bacana é que especialmente hoje, tal inpiração seja para uma coisa de extrema importância e NECESSIDADE.

Você poderia reciclar o seu lixo e deixar para trás os descartáveis como copinhos, pratinhos e outros inhos...

Separe papel, jornal, vidros, plásticos, e outros materias recicláveis e coloque separadamente num saco de lixo. Escreva o que é e cole no saco. Os catadores vão adorar (eles vivem de reciclar)e a Terra - Nossa Mãe - irá agradecer.

Faça isso e muito mais por Você, sua Família, Todos e principalmente pela nossa Morada - o Planeta - que está morrendo pela NOSSA ganância. Urgem mudanças que não estão acontecendo.
E, além do mais é também uma questão de Ética e Cidadania.

As mudanças climáticas, das quais você falou é única e exclusivamente culpa de seres humanos. Nós somos os únicos seres que produzem resíduos, por exemplo.

Aproveite o seu blog para posts como este, tenho certeza que além de vc estar colaborando, vc dormirá com consciência tranquila...

Pesquise mais sobre o tema e você verá estatísticas preocupantes que te tirarão o sono pensando nos seus filhos, netos e bisnetos no futuro. Assim sendo, dê exemplos aos seus filhos e conhecidos.

Por último, Parabéns pela conscientização, pela sensibilização e pela inspiração aos que acompanham seu blog.

Como diz Leonardo Boff "Como destruímos irresponsavelmente, devemos agora regenerar urgentemente. A salvação da Terra não cai do céu. Será fruto da nova corresponsabilidade e do renovado cuidado de toda a família Humana.
Cada saber, cada instituição, cada religião e cada pessoa deve colocar-se esta pergunta: que faço eu para preservar a Mátria Comum e garantir que tenha futuro, já que ela existe há 4,3 bilhões de anos, está sendo construída e merece continuar a existir?
- Porque somos Terra e não haverá para nós céu sem Terra."

Letícia Tramujas
Paranaguá - PR

Janice disse...

Marina,
li seu post e o da Lú e com certeza, mudando nossos hábitos ajudaremos e muito nosso planeta e nossa vida.
Beijo.

Anônimo disse...

Oi Marina, tenho acompanhado seu blog, o acho muito gostoso, vejo todo dia, bem como o da Lu.
Eu queria uma dica, hoje em dia, apesar de não ser ecologicamente correto, uso as sacolinhas de mercado para lixo. O que é ecologicamente correto? Se não usar sacolinhas, usarei mais sacos pretos. Esses são melhores? Já vi muita gente com essa dúvida...beijos...Su

Lana disse...

Oi Marina,

Normalmente quando vejo posts em blogs sobre dicas ecológicas normalmente se restringem às sacolinhas. A mudança de pequenos hábitos é fundamental, especialmente em relação ao banho, aliás, banhos longos até prejudicam a pele.
Gostei muito do post.

Carolina Andrade disse...

Marina, parabéns pelo lindo blog. Esse post diz tudo, mas hoje em dia é dificil enfiar certas coisas nas cabeças das pessoas. Se todos pensassem como nós, com certeza a coisa mudaria de rumo. Apóio a causa total!!! Vim te visitar vendo o grande carinho que a Lú (studio da Lú) tem por você. Sou fã número 1 do blog dela e pelo visto virarei do seu também. Parabéns pela iniciativa e tenha um lindo dia!!

Blog Dri Viaro disse...

Marina, tb nao tive conragem ainda de ir no mercado com essas bolsinhas, quem sabe agora né

bjoo

Natália Llorens disse...

sim! eu gostei e sou uma pessoa q faz muito pra mudar. Aqui na loja vendemos eco bags, e todas as embalagens e sacolas sao feitas de papel e papelao, e nao de plastico!
oleo de cozinha sempre em potinhos, nunca no ralo.
banhos apenas 10min!
escoar os dentes com torneira fechada! Lampadas e eletronicos desligados se nao estiverem em uso! e sou vegetariana =)

Chez POPI disse...

Marina querida, vc esta absolutamente carregada de razão. Também venho fazendo alguns itens q vc citou. A tela do computer as sacolas recicladas, não pegar pequenos saquinhos no vídeo e farmácia e etc...Aqui em floripa o negocio esta cavernoso também não vemos o sol mais q dois dias. Uma loucura!!
Vou adorar ler post ecologicamente corretos
bjus verdes
da POPI

Marina disse...

Queridas, tô super mega atolada, recebendo visita em casa até domingo!
Maaaaas, estou amando ler os comentários de vcs! Fico feliz que esse post tenha mexido com vcs!

Continuem comentando que irei responder uma a uma muito em breve!

Um beijo do fundo do meu coração!

lila disse...

Oi Marina, adoro seu blog, muito bacana.
Eu tenho 2 engradados no porta malas do meu carro, sempre que vou fazer compras coloco tudo ali, fica ate mais facil de guardar as compras.
Tenho tambem uma hortinha no meu quintal, e vou juntando restos de verduras e frutas para o adubo que uso na horta, tenho umas fotos dela no meu blog http://littleane.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi Marina! Eu também acho que cada um de nós pode adotar pequenos hábitos no dia a dia que aos poucos vão fazendo uma grande diferença!

Vou aproveitar e dar umas dicas do que já ando fazendo:
-Imprimir sempre frente e verso
-Tirar as roupas do varal e dobrar bem, a maioria não precisa de passar
-Colocar tambores para recolher a água de chuva das calhas e molhar as plantas depois

Uma coisa que sempre me preocupou é o destino de fraldas descartáveis e absorventes, que são consumidos aos montes e possuem materias sintéticos que levam anos pra decompor... Aí um dia desses recebi um email falando de uma coisa bacana: http://www.coisasdemulher.com.br/index.htm
Ainda não testei... sei que tem uns contras, tipo onde guardar quando trocar fora de casa... Mas acho q vale a pena experimentar...

Andrea Guim disse...

Oi, Marina!

Post longo, mas bom de ler. Algumas das coisas que você faz, também faço! Outras...Bem, preciso me reeducar!
Beijos,
Andrea Guim

Dorinha disse...

Marina, depois dá uma olhada no www.area3.updateordie.com. Lá o Daniel fala muito sobre esse assunto e dá varias dicas.

Priscilla Paggiaro disse...

Oi Marina, conheci sue blog com a dica da Lu, amei. Estas dicas então é um resumo delicioso de como nos aventurar no mundo das ações verdes e consistentes. Eu também tento praticar o máximo de ações e espalhar pelo mundo afora o que está acontecendo com a nossa casa. Virei sempre conferir seus posts e dicas, um grande beijo!

Lílian disse...

Oi Marina
Gostei muito do seu post!
Também aplico tudo que falou, com exceção de tirar da tomada (pura preguiça). É só mudar.
: )

leilao feira de artes disse...

oi Marina, não nos conhecemos mas gosto muito de acompanhar o seu blog. Acredito que podemos viver melhor e com menos impacto nas cidades,e queria indicar uma marca que estou gostando muito. Chama biowash e tem uma linha completa de produtos de limpeza biodegradáveis. Custa um pouco mais que os tradicionais, mas rendem mais também.Além disso, sabão em pó é outro grande vilão pela quantidade de químicos. A questão é começar aos poucos, mas não ter dó de gastar um pouco mais pra ter produtos corretos. Já existem até tintas ecológicas que não ficam envenenando a gente na nossa própria casa. Keep going:)

Tudor House disse...

oi Marina!
muito bom seu post, tenho praticado isso, consumir apenas o necessário, uso minha sacola, não pego de jeito nenhum sacolinhas de plástico.

sobre sua hortinha, vá em frente, veja lá no meu blog o que meu marido fez no nosso muro do jardim, ficou lindo e todo mundo elogia, além do mais quando estamos cozinhando alta noite, o prato precisa de salsinha, é só pegar a tesourinha e ir pro jardim!!
olhe lá...
beijos
Ju

(tem várias fotos no blog OBS de A a Z)

Unknown disse...

ooopsss...

fiz o post anterior com o login do blog da loja.

para vc ver a minha hortinha caseira é no outro blog, aliás tenho vários, assunto não falta, né?!...rsrs...

quando puder, vai lá ver.

bjs
Ju

Marina disse...

Claudia, ainda que dentro das nossas limit~ções, acho que dá pra fazer um poucuinho, né? Afinal, também é de pouquinho e pouquinho que a gente estraga esse nosso mundinho!

Mari, um beijo, querida!

Viviany, eu também tenho que melhorar muuuuuuito! É tudo uma questão de mudar hábitos e manias! Vamos em frente!

Jacky, começar a conversar sobre isso em casa é um grande e gigantesco passo! Faz sim sua hortinha e depois mostra pra gente!!! Eba!

Flávia, pois é, eu comentei isso do reaproveitamento do óleo ali em cima! Acho super válido, mas não conhecia nenhum endereço aqui no Rio, vou procurar pelo seu link! Obrigada!!!

Vivian, consumo de papel é um pecado de todas nós! Não só com papel de escrever, mas com consumo desenfreado de revistas, livros (ambos podem ser repassados adiante e trocados com amigas/família), e também, com guardanapos, papel higiênico, papel tolha... Aff! A lista é grande! rsss
Vc tem toda razão!
Eu chegava a comprar 6/7 revistas por mês, agora compro no máximo 2 e troco com minha mãe mts vezes!

Letrinhas, é de grão em grão que a alinha enche o papo! Que bom que vc tb já tem feito coisinhas pequenas, mas que se juntadas em grande escala dão um belo resultado!

Letícia, o problema de reciclagem de lixo é maior do que se imagina e depende do poder público tb! Depois falarei sobre minha experiência com isso! A reciclagem é fundamental!
Os catadores exercem hoje um papel "ecológico" muito bacana sim e merecem nossa ajuda e respeito! Vc tem toda razão!

Janice, mãos a obra, então!!

Sutana, primeiro de tudo, que bom que gosta do Coisas! Fico tão feliz quando alguém diz isso! rsss Quanto aos saquinhos que se transformam em saquinhos de lixo, eu confesso que também já passei por essa "mini-crise"! rsss Mas pensei assim, os sacos de lixo são mais resistentes e duram mais na nossa casa, então tenho optado por eles mesmo e deixado os saquinhos de marcado que viram saquinhos de lixo de lado! Não sei se meu raciocínio está correto, vou até pesquisar depois, mas por enquanto essa tem sido minha postura! Tb demoro bastante pra itrar o saquinho, deixo ele ficar beeeem cheio! Assim a gente usa menos!
Sei que não ajudou muito, mas infelizmente não posso te dar nenhuma solução melhor!

Lana, realmente os pequenos hábitos mudam tudo, afinal, é dos pequenos hábitos que vem essa destruição que estamos causando por aqui, né? rssss!

Marina disse...

Carol, obrigada pelo carinho! A Lú é uma fofa sem limite mesmo! Infelizmente não são todos que querem mudar pra melhorar o mundo, mas a gente pode começar fazendo a nossa parte, né?!

Dri, kakakakaka! No começo dá vergonha, né? kakakakaka
Agora já tô até pensando em comprar um carrinho como daqueles antigos! rssss

Natália, please, só não me paçam pra virar vegetariana! Eu não como cação, evito peixes e carnes qd não estão na sua época para caça, mas deixar a carne dde lado ainda não dá! kakaka
Mas, fico orgulhosa de quem consegue!

Paulinha, vc sabe que sou sua fã, né? Beijocas!

Lila, ÓTIMA ideía a dos engradados!!!! Amei! Vou visitar seu blog já já! Um beijo!!!!

Karina, eu já tinha visto esse post sobre os absorventes e tal! Confesso que tenho pensado muito nisso,~mas ainda rola uns preconceitos da minha parte! É uma bobagem, uma vergonha, eu sei, mas rola! rsss Contudo, tenho pensado MUITO nisso, pode ter certeza! Qt as fraldas, pretendo usar as de pano mesmo e as descartévies só em situações extremas! Espero que eu consiga!

Amei suas dicas!!!!! Minha avó sempre recolheu água da chuva! rsss Saudade dela!

Andrea, post longo mesmo, foi mal! kakakaka! Eu tenho que me reeducar em muitas coisas, ms vamos em frente que a gente consegue!

Dorinha, vou olhar o blog que vc postou!

Pri, que bom que vc gostou! Realmente essas diquinhas são pra gente começar a colocar as mãos pra trabalhar! Com o tempo espero poder falar de coisas mais "avançadas"!!!! Fico feliz que vc tenha gostado do blog!

Lilian, kakakaka! Rola preguiça mesmo,mas eu tenho resistido a ela! kakakaka

Camis, eu já vi o Boiwash aqui no mercado, mas confesso que não tive coragem de dar o preço dele! rsss Sou muquirana! Mas acho que vou comprar pra experimentar, afinal, se eles rendem mais já me sinto mais incentivada! rssss

Ju, Vou ver seu muro sim! Agora, um luxo essa de czinhar altas horas da noite e ir pegar a salsinha no jardim, heim! Uia! Amei! Pelo que entendi vc tb é a Jussara aí de baixo, né? rsss Vou visitar seu blogs tb!!!!

Anônimo disse...

Não jogue a garrafa de óleo no lixo... tem uma receitinha de sabão feita com óleo de cozinha usado... Vou achar para vc postar.
Bjks e amei o blog

PERFUME disse...

Oi Marina,
Sou nova por aqui e no mundo dos blogs também, mas começo a perceber que há uma luz no fim do túnel. Vejo que sua listinha tem muita coisa em comum com a minha e nossa aqui de casa ( meu marido e 2 filhas de 9 anos) . Aliás, a história com filhos acho super importante, porque o exemplo que damos a eles vai ser copiado e ponto> Li outro dia uuma frase: Importa muito o mundo que deixaremos para nossos filhos, mas importa muito mais os filhos que deixaremos para o mundo! E essas coisas mínimas do dia-a-dia que vc faz, faz uma grande diferença sim.

Moro em SP e me assusta muito toda mudança climática por aqui e todo lixo que acumulamos diariamente.
Bela inicaitiva. Belo exemplo e parabéns pelo seu blog.

Denise Spada
http//blog.aromadeambiente.com.br

Unknown disse...

Adoreiii!