16 de jul. de 2008

Elas estão de volta...

... mas, pra mim, elas nunca foram embora!

Eu acho bem "engraçado" esse lance de modismo, seja com a casa seja com a roupa, seja com qualquer outra coisa! Não sei quem foi que começou a espalhar por aí que samambaia era brega! Aliás, aqui em casa nunca foi! Desde que me entendo por gente a casa da minha mãe e da minha avó é repleta de samambaias! E não acho, nem nunca achei, que a casa delas é brega! Muito pelo contrário!

Lembro que minha avó ficava uma fera porque eu e minhas primas arrancávamos todas as plantinhas das samambaias que ela tinha na varanda pra brincar de comidinha! rsss

Mas, voltando ao assunto, tenho lido em blogs de jardinagem e também nos de decoração, e vi hoje numa revista de decoração, que as "samambaias estão na moda outra vez"!!!! Como assim, minha gente? Eu nem tinha me dado conta que elas tinham saído de moda, pois todos na minha família têm samambaias em casa! Muitas e muitas! E a maioria dos amigos também! Será que as pessoas mais "antenadas", quando nos visitavam achavam que nossa casa era brega??? rssss Tô até achando graça!!! Pra mim, samambaia é sinônimo de casa da gente, sabe?

É mais que natural e saudável que haja tendências no mundo! Elas são reflexo das mudanças sociais, econômicas, ideológicas e tal, e, por isso mesmo, devemos, na medida do possível, estar atentos a elas. Mas tendência não pode se confundir com modismo! Tendência é um caminho natural a ser seguido naquele momento, mas não é um determinismo!

Enfim, foi só um desabafo! Apesar de não saber porque as samambaias sairam de moda, fiquei feliz que elas tenham voltado, mesmo sem nunca ter percebido que elas tinham ido embora! rsss

9 comentários:

Ana Regiane Ivanski disse...

Oi Marina!!
Adorei seu post da fazenda.Que família animada!Lindo,lindo!

Gosto muito de plantas e não sou fã e nem gosto de modismo.A nossa casa tem que ter a nossa identidade,nossa história de vida e ser a nossa "cara",não é?

Depois do Rio passei alugns dias no litoral paulista e já estou em casa!
Espero voltar logo...adoro o Rio!
beijocas
Regiane

Fabrícia disse...

Na casa da mamãe e da vovó elas também nunca se foram. Lindas.... já brinquei de me esconder muitas vezes atrás desta bela planta.
Bjs.

Rê Gallo disse...

É muito saudosismo samambaia... Adoro tb!

Julia Andrews disse...

Marina....que lembrança gostosa que você me trouxe...eu também brincava de comidinha com as folhas da samambaia....

Roberta disse...

Putz..to me lembrando qd morava em Luxemburgo,lugar chuvoso e frio,comprei samambaias perfeitas artificiais..e as coloquei no alto de um armario na sala...longe da vista e do toque..
E agora,por falar em cafona,,to achando que a artificialidade ERA cafonezima demais gente!!!!
..agora ja' era...

Mari Rezende disse...

Marina,
Concordo plenamente com você... Samambaias não são bregas, são LINDAS! Aqui em casa tem uma da minha idade, enooorme... Ela fica pendurada no teto e as folhas se arrastam até o chão! Uma coisa linda de se ver...
Beijinhos!

Margaretss disse...

Oi Marina, vim aqui agradecer o seu comentário dar uma olhada no seu "coisas". Adorei o jeito que você escreve. Quanto as samambaias nunca achei que elas fossem bregas. É como você diz mesmo: Não existe isso de modismo, principalmente quando se fala em plantas. Vou adiconar teu blog nos meus favoritos tá? Um beijinho e bom final de semana.

Marina disse...

Regiane,
Família animada mesmo, mas a festa da Fazenda foi pra hóspedes tb! rsss
Adorei suas fotos do Copa! Liiiindo tudo!
Se vc voltar entre em contato!!!
Do litoral paulista só conheço ilhabela! rsss
beijocas

Fabrícia, kakakaka! É verdade dava pra brincar de esconder também! rsss AI, que delícia!
Beijinhos

Rê, é muito saudosismo memso! Apesar delas ainda estarem aqui ao meu redor, não brinco mais com elas... quem sabe qd tiver filhos! kakakaka
beijocas

Julia, era muito bom, não é mesmo? Eu lembro que a gente juntava dois dedinhos com a planta no meio e ia descendo os dedos até chegar na ponta do galho e deixava a planta carequinha! kakakakakaak Ô, saudade!

Roberta, kakakakaka, vale tudo pra deixar a casa com lembranças e sensações boas! Na casa da minha mãe tem uma planta enorme artificial que está lá há anos e só uns meses atrás eu percebi que era rtificial, justamente porque está longe do toque e da vista! kakaakak E eu adoro ela, é linda mesmo, juro! rssss
beijocas

Mari Rezende, deve ser liiiinda! Depois posta uma foto pra gente!!! Beijocas!

Margareth, vai ser uma honra ter o Coisas lá no seu favoritos! Eu adoro ir lá no seu blog e no da Eva e ver a "rixa boa" entre vcs! Acho uma graça a relação de vcs duas! Deve ser uma delícia!
Muitas beijocas!

Vera disse...

Tô contigo e não abro!!!!! tenho um monte de samambaias que jah duram uns 12 anos e vc acha que eu vou jogá-las fora porque está fora de moda? Claro que não!!!!!!Cuidei com carinho por tanto tempo e não vou deixar ninguém me falar o que fazer com as coisas que gosto!!!!